As aulas vão voltar! E agora?
- psimarialuisac
- 2 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Com a imunização da população e diminuição de casos e mortes causadas pelo vírus, as aulas presenciais retornaram ou estão preste a retornar. Devendo sempre ficar atentos as normas legais da sua localidade e da OMS, nesse ano de 2022.
Com este retorno, surge também a inquietação dos pais e alunos com a readaptação do ensino presencial e as dificuldades que os alunos irão enfrentar em relação aos prejuízos causados com o ensino remoto.

Segundo dados emitidos pela Datafolha, o percentual de alunos sem motivação para estudar saiu de 46%, em maio, e chegou a 54%, em setembro de 2021. A dificuldade em se organizar para estudar em casa também aumentou, de 58% para 68%, no mesmo período.
Outra crescente é o número de crianças e adolescentes ansiosos e com dificuldades de aprendizado, com isso a volta as aulas requer muita paciência dos pais e professores, reforçando cada vez mais o trabalho em conjunto entre os pais e a escola em prol do desenvolvimento escolar e aprendizagem da criança e do adolescente.
Como o psicólogo pode ajudar meu filho nesse processo?
Toda dor deve ser validada e o sofrimento psíquico e/ou emocional nesse momento não deve ser desprezado. O Psicólogo nesse processo vai atuar junto aos pais e a escola, ajudando a criança e o adolescente na compreensão das suas angústias e medos, trabalhando no controle da ansiedade, no entendimento das suas dificuldades de aprendizagem e de readaptação, com um olhar clínico e íntimo em relação aos processos individuais.
Auxiliando também no restabelecimento da rotina funcional de acordo com a realidade social e individual de cada um, olhando sempre para a criança e adolescente em sua singularidade e respeitando seu tempo e processo interno. Por isso é fundamental que os pais busquem ajuda e informações sobre o funcionamento do processo clinico e a sua importância.
Comentários