top of page
Buscar

A importância da atuação do psicólogo no contexto escolar

  • Foto do escritor: psimarialuisac
    psimarialuisac
  • 13 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de ago. de 2019

A atuação do psicólogo é muito importante nesse contexto, pois o psicólogo vai junto com o aluno e a escola buscar soluções para as queixas.


A escola faz parte do processo de desenvolvimento do indivíduo. Ela é parte fundamental da construção do mesmo. A inserção na escola, para alguns alunos, é marcada por problemas no processo de aprendizagem que dificultam o seu percurso, mas se acompanhado devidamente, pode superar os seus impasses.


Há estudos que sinalizam, há décadas, como os problemas no processo de escolarização produzem grande impacto na vida do estudante.


Todas as crianças e jovens lidam com problemas e dificuldades ao longo de sua vivência no espaço escolar. São problemas de aprendizagem, de indisciplina, de conflitos em relacionamentos sociais, de tomada de decisões, ou no manejo de emoções como medo, solidão, ansiedade, preocupação ou raiva. Psicólogos escolares ajudam estudantes, família e educadores a melhor compreender e buscar soluções para esses problemas.


Uma pesquisa feita em sete Unidades Básicas de Saúde da zona norte do município de São Paulo, sobre saúde mental, consultando 104 prontuários de crianças de seis a doze anos e 11 meses de idade, constatou-se que: das criança atendidas nas UBS's (70,2%) tinha entre oito e dez anos de idade (média de 9,2 anos) e apresentavam queixas escolares (76,9%), tanto aquelas relacionadas a dificuldades de aprendizagem (53,8%), quanto as que diziam respeitos a problemas de comportamento na escola. Percebeu-se ainda, que as queixas associadas a dificuldades de aprendizagem/atraso escolar foram dificuldades de concentração/atenção (18.7%), agitação e inquietude (9,3%) e hiperatividade (8%). Quanto as queixas por problemas de comportamento relacionados à escola foi por agressividade/nervosismo (35,5%) e dificuldades de socialização (17,8%).


Este assunto do psicólogo nas escolas, é de tanta importância no processo educacional como um todo, que tramita no Senado uma proposta de tornar obrigatória a presença de psicólogos em ambientes escolares SUG 21/2018. Proposta esta que ao abrir a consulta da população no portal e-Cidadania do Senado, em pouco mais de um mês, já contava com 20 mil votos favoráveis de internautas. Há ainda, um Projeto de Lei na Câmara (PLC)76/2011, que determina tanto o acompanhamento dos alunos por psicólogos, quanto dos professores.


Instituições privadas de grande porte, tem entendido esse necessidade, e ou dispõem de profissional da psicologia atuando diretamente nas escolas, ou firmam parcerias com profissionais de psicologia da região que fazem visitas/atendimentos periódicos à escola, ou para quem ela encaminha quando necessário.


Havendo um psicólogo na escola, os pais podem procurá-lo para tirar dúvidas, orientação, acompanhamento do projeto escolar, participação em programas ou serviços oferecidos. Isso pode gerar um impacto extramente positivo, pois esse suporte ao aluno e aos pais, geram resultados diretos na evolução educacional das crianças e jovens.


Comments


Contate-me

Se tiver perguntas, entre com contato comigo:

d3bdf045-945f-45d6-bac3-cb88d5398ba6.JPG

Marque sua consulta: 

Instituto Aquarela

(77) 99981-4336

@institutoaquarela_
Tv. Osvaldo Cruz, 44, Centro - 1 andar

Praça da Polimeg

  • Instagram
  • Facebook ícone social

@psimarialuisa

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page