top of page
Buscar

Como funciona o processo do LUTO ?

  • Foto do escritor: psimarialuisac
    psimarialuisac
  • 16 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


A perda de um ente querido é uma das dores mais profundas que o ser humano pode experimentar. A morte é algo que não conseguimos prever, podemos prever muitas situações em nossa vida, menos a morte. Talvez por isso nunca estamos preparados para perder quem amamos.


Muito autores, falaram sobre os estágios do luto, como John Bowlby, Eliizabeth Kubler- Ross, entre outros. Abaixo vamos falar sobre esses estágios e como eles funcionam.


O primeiro estágio é o da negação e o isolamento, servem como mecanismo de defesa, é uma forma de se recusar a confrontar a situação; mesmo sendo considerado primeiro estágio, pode aparecer em outro momento.


O segundo estágio é o da raiva, momento em que as pessoas externalizam a revolta, são momentos de rebeldia, onde ocorre a procura de culpados e onde se fazem questionamentos: "por que comigo?" "o que eu fiz para merecer?".


No terceiro estágio percebemos a barganha, depois de perceber que a raiva não resolveu, a pessoa começa a se tornar mais reflexiva, repensar suas atitudes, fazendo reflexões sobre se tornar alguém melhor, além de começar a fazer pactos ou promessas de melhora para passar esse momento de dor.


O quarto estágio, o da “depressão”, momento em que o sujeito toma consciência de que perdeu e não tem como voltar a trás. Nesse estágio é comum momentos de maior melancolia, tristeza, choro e etc.


Por fim, o quinto estágio que é o da aceitação. Quando a pessoa começa a se sentir mais firme e forte diante do fato, o momento em que conseguem expressar de forma mais clara.

Os estágios não seguem necessariamente essa ordem e podem ser mais longos e intensos em alguns momentos, dependendo da forma de lidar de cada pessoa.


No processo de luto existe o luto normal e o luto complicado. No luto normal a perca é consciente e a pessoa consegue elaborar e lidar com a perca, a passagem por esses processos citados acima é feita até chegar ao último estágio, de aceitação, e a vida vai seguindo seu curso normal.


O luto complicado acontece quando o paciente não consegue elaborar totalmente o luto e persiste nesse estado enlutado, fazendo do luto o objeto central da sua vida, impedindo de seguir o curso normal, sempre voltando como centro.


Nesse caso a busca pela ajuda do profissional é de suma importância, onde juntos vão elaborar esses estágios. Vale lembrar que o luto e seus processos não tem tempo certo para terminar, algumas pessoas demoram anos, outras elaboram mais rápido, essa sensação varia de pessoa para pessoa.


É importante que estejamos preparados para enfrentar, tanto o processo da morte como as outras percas que vamos enfrentar no decorrer da vida. Os ciclos se fecham e outro se iniciam e assim se segue o curso normal da nossa existência.


 
 
 

Comentários


Contate-me

Se tiver perguntas, entre com contato comigo:

d3bdf045-945f-45d6-bac3-cb88d5398ba6.JPG

Marque sua consulta: 

Instituto Aquarela

(77) 99981-4336

@institutoaquarela_
Tv. Osvaldo Cruz, 44, Centro - 1 andar

Praça da Polimeg

  • Instagram
  • Facebook ícone social

@psimarialuisa

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page