Redação do ENEM e saúde mental, discutindo possíveis temas: BULLYING
- psimarialuisac
- 1 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

Diante da dinâmica escolar e fazendo uma correlação com a as desigualdades sociais, os estigmas e os preconceitos que são enfrentados na escola, é possível um tema que vem sido comum e um gatilho para várias situações atuais: o bullying.
A dinâmica do bullying é marcada por um autor e pelo alvo, autor que ataca repetidas vezes alguém supostamente mais fraco, causando dor e constrangimento, seja com violência física e principalmente psicológica, o agravante da situação é que na maioria das vezes a violência é levada como brincadeira de criança, como coisa normal de alunos deixando de lado as grandes marcas que o constrangimento causa na vida do alvo. É importante da ênfase ao preparo das escolas e funcionários para lidar com as situações e a presença de psicólogos escolares capacitados para trabalhar as demandas.
Vale lembrar que no histórico de vida do autor também encontramos uma grande necessidade de mostrar poder.
Usando como alusão histórica a ditadura militar de 64, onde havia uso do poder como forma de controle, muitas vezes no histórico familiar existe uma criação de forma agressiva, o autor passa a reconhecer a necessidade do uso da violência como controle e para suprir a necessidade de sentir superior, pois muitas vezes o mesmo é reprimido em casa.
É muito comum visualizar nas minhas intervenções escolares as marcas que o bullying causa na autoestima do aluno, trazendo consigo uma tristeza profunda e um sentimento de incapacidade, reverberando no desempenho escolar e nas relações pessoais, causando grande insegurança e insatisfação consigo mesmo, levando consigo inclusive na fase adulta com frustrações e insatisfações em diversos âmbitos.
Comments