top of page
Buscar

Redação do ENEM e saúde mental, discutindo possíveis temas: DEPRESSÃO

  • Foto do escritor: psimarialuisac
    psimarialuisac
  • 1 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura


Dentro do tema de saúde mental muito sugerido nas minhas leituras, venho retratar sobre um tema muito discutido atualmente em vários âmbitos: a depressão.


Primeiro passo é importante entender o sentido do tema proposto e para que caminho do tema depressão ele está seguindo, mas é importante fazer uma correlação nas comorbidades (outros transtornos) aos quais a depressão vem associada e também aos grandes índices de suicídio que ocorrem decorrente da depressão.


Nada melhor que a organização mundial de saúde para busca de dados e para uso de referências não é mesmo? Abaixo vou trazer alguns dados da realidade trazidos pela OMS.


" A quantidade de casos de depressão cresceu em 18%s em 10 anos, até 2020, está será a doença mais incapacitante do planeta"


" Desde 2012, cerca de 800 mil pessoas entre 15 e 29 anos morrem anualmente devido ao suicídio"


O psiquiatra Nadége Herdy relata que: "o estigma social ainda é um dos mais importantes e difíceis obstáculos para recuperação e reabilitação das pessoas que sofrem de doença mental. Esses indivíduos, além de precisar lutar contra seus sintomas que muitas vezes interferem na autonomia, independência, qualidade de vida, precisam lutar contra o estigma".


Na redação é muito importante o uso de dados, além de frases de efeito e também as alusões históricas. Para a depressão o uso das correntes literárias causa um bom efeito, como por exemplo no ultrarromantismo, onde a busca pela morte era um contexto muito enfatizado, se desprender do mundo que tanto trazia sofrimento era pauta para os escritos da época.


Existem muitos tratamentos eficazes para a depressão, mas menos da metade da população, os obstáculos dessa falta de tratamento vem da falta de recurso e principalmente do estigma criado em relação a saúde mental, muitas vezes o nível de informação é baixo e a resistência a procura de terapia e até mesmo do uso adequado dos remédios é grande, trazendo prejuízos a esse tratamento adequado.

 
 
 

Comments


Contate-me

Se tiver perguntas, entre com contato comigo:

d3bdf045-945f-45d6-bac3-cb88d5398ba6.JPG

Marque sua consulta: 

Instituto Aquarela

(77) 99981-4336

@institutoaquarela_
Tv. Osvaldo Cruz, 44, Centro - 1 andar

Praça da Polimeg

  • Instagram
  • Facebook ícone social

@psimarialuisa

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page